quinta-feira, 4 de março de 2010

XAU/USD: Resistência a 1139.40, Suporte a 1133.60

O metal precioso continua a subir face ao dólar, negociando-se neste momento a 1137.18 dólares por onça. No aspecto fundamental, a matéria-prima está a subir com a procura da mesma como investimento alternativo, enquanto no aspecto técnico o par poderá procurar o máximo anual a 1145.15 dólares.

De acordo com as Bandas de Bollinger, o par está com escassa volatilidade na hora, enquanto o RSI de 14 dias está em zona neutra. Observando o MACD, esse indicador dá sinais de compra. Acima, a próxima resistência está a 1139.40, enquanto em baixo o suporte a ter em conta está a 1133.60 dólares por onça.

Fonte: IBTimes

Expansão da zona do euro se desacelera e marca 0,1% no 4º trimestre

No trimestre anterior, crescimento do PIB havia sido de 0,4%.
Em todo o ano de 2009, a economia teve desaceleração de 4,1%.

A economia da zona do euro cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2009, em relação ao terceiro, e contraiu-se 2,1% em relação a igual período de 2009, informou a agência de estatísticas Eurostat nesta quinta-feira (4), confirmando a divulgação preliminar.

Os resultados mostram uma desaceleração do crescimento em relação ao terceiro trimestre, que havia registrado alta de 0,4% sobre os três meses imediatamente anteriores. Em 2009 como um todo, a economia da região teve contração de 4,1%.

A contribuição positiva de 0,3 ponto percentual do comércio líquido para o Produto Interno Bruto (PIB) do período contrabalançou a contribuição negativa de 0,2 ponto do investimento privado. O gasto do governo, o consumo das famílias e os estoques tiveram contribuição zero.

Fonte: G1

Análise Fundamentalista - À espera do pacote de austeridade da Grécia

Exceptuando uma bomba na conferência de imprensa sobre as medidas de austeridade da Grécia, acreditamos que os mercados vão manter-se relativamente calmos antes das reuniões do BoE, BCE e dos NFP dos EUA na sexta-feira. Neste ambiente, vamos tentar jogar com os canais diários.

Houve algumas fugas de informação sobre a conferência de imprensa, com a comunicação social a citar fontes do governo grego, dizendo que este decidiu-se por medidas extraordinárias no valor de $6.5 mil milhões, aumento do IVA em 2% para 21%, fechar buracos fiscais e vai tentar reduzir os bónus salariais em 30% em 2010.

Ainda temos algumas dúvidas sobre os efeitos a longo prazo que os planos de austeridade vão ter sobre o euro, especialmente depois do PM grego ter admitido o "buraco" no orçamento e o caos na recolha de impostos. Nos próximos tempos, as novas medidas de austeridade vão aumentar o foco do mercado na reunião de 5 de Março entre a Chanceler alemã Merkel e o PM grego, Papandreou.

Além disso, a Standard & Poor's disse que está "menos pessimista" sobre a Grécia que os mercados financeiros. O EUR e o apetite pelo risco estão a ganhar com estas notícias, mas, surpreendentemente, os mercados de valores foram noutra direcção.

Há rumores e relatórios do IMM que sugerem que ainda há muitas posições curtas de libra e euro (ainda que as negociações curtas do Euro tenham perdido a maioria do vapor no final de Fevereiro, apesar da forte cobertura mediática).

Um pequeno aumento no risco poderá levar a um "short squeeze" razoável. Na Austrália, o PIB real subiu 0.9% q/q e 2.7% y/y, vs 0.9% q/q e 2.4% y/y exp. O crescimento foi ligeiramente maior do que os mercados esperavam. Porém, as notícias positivas não se traduziram num AUD mais forte.

Suspeitamos, tal como dissemos ontem, que apesar das condições económicas domésticas se manterem fortes, o AUD e a política monetária vão ser minadas por factores externos, como a Grécia e a França.

Apesar do diferencial de yield poder dar ao AUD algum suporte a médio prazo, à medida que nos aproximamos do Q2 e outros bancos do G10 aceleram o seu ciclo de apertos, vamos ver uma forte erosão na vantagem do AUD. Uma série de dados dos EUA deverão dar-nos alguma direcção, incluindo o ADP, ISM e Livro Bege da Fed.

Fonte: IBTimes

Análise Fundamentalista do Mercado Forex

Ontem o euro voltou a recuperar-se frente às principais moedas diante do plano rigoroso apresentado pela Grécia para combater sua dívida soberana. Os comentários positivos do FMI e do Banco Central Europeu em relação a esse plano ajudaram a sustentar a alta do euro que recuperou a casa de 1.37 dólares no mercado americano.

As compras de euro em relação ao dólar americano pressionaram a moeda americana que chegou a ser cotada abaixo de 88.50 ienes, apesar do bom resultado do índice de não manufaturados ISM dos Estados Unidos.

O índice Dow Jones da bolsa de Nova Iorque fechou em queda de 9.22 pontos (-0.09%). O índice Nikkei da bolsa de Tóquio abriu em queda de 2 ienes e no momento estende para 20.74 ienes (-0.20%).

Para hoje os operadores financeiros contam com as decisões de política monetária da Inglaterra e Europa, além de outros índices importantes dos Estados Unidos.

Fonte: IBTimes