sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ForexClub TV Web em Português - Dia 12/02/2010

PIB da zona do euro sobe 0,1% no 4º trimestre

Londres - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro (que reúne os 16 paíes que adotam o euro como moeda) subiu 0,1% no quarto trimestre do ano passado, em comparação com o terceiro trimestre. Em relação ao mesmo período de 2008, houve queda de 2,1%. No terceiro trimestre, o PIB havia crescido 0,4%.

A desaceleração da expansão e o fato de a Itália e a Espanha terem tido contração sugerem que a recuperação da segunda maior área econômica do mundo pode ter perdido força, depois de ter recebido um impulso temporário da formação de estoques global.

Os números provavelmente vão convencer o Banco Central Europeu (BCE) a não elevar a taxa de juros básica e a não retirar as medidas de suporte para o setor bancário rapidamente. Também podem convencer os governos da necessidade de manter suas medidas de estímulo fiscal em um momento em que os investidores do mercado de bônus estão pedindo ações para redução de déficits orçamentários e contenção do aumento das dívidas.

No terceiro trimestre do ano passado, a Alemanha havia guiado a recuperação da zona do euro, mas isso foi revertido no quarto trimestre, quando a economia alemã se estagnou em relação ao terceiro trimestre. No caso da França, houve crescimento de 0,6%.

Na mesma base de comparação, a economia da Itália teve 0,2% de contração e a da Espanha, 0,8%. Portugal se estagnou, enquanto o crescimento na Holanda e na Áustria se desacelerou. Na República Checa, a economia teve 0,6% de contração. Na União Europeia como um todo, o PIB cresceu 0,1% em comparação com o terceiro trimestre e caiu 2,3% ante o quarto trimestre de 2008.

Indústria

A produção industrial caiu 1,7% na zona do euro em dezembro, na comparação com novembro, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat). Houve queda de 5% em relação a dezembro do ano passado. A queda mensal é a maior desde fevereiro de 2009, mas a retração anual é a menor desde setembro de 2008. Os números surpreenderam os analistas, que esperavam aumento mensal de 0,2% da produção industrial e uma queda anual de 1,4%. As informações são da Dow Jones.

Euribor a três e a seis meses registam subidas

As taxas Euribor a três e seis meses estavam hoje a subir, ao passo que no prazo a 12 meses desceu para 1,228%.

A Euribor a seis meses, a mais usada no cálculo dos juros do crédito à habitação em Portugal, subiu hoje para 0,967%, enquanto no prazo a 3 meses, o indexante de referência nos empréstimos às empresas, avançou para 0,663%. Já a taxa a 12 meses contrariou a tendência e deslizou para 1,228%, depois de ontem ter tocado máximos de um mês.

Os especialistas esperavam uma estabilização das taxas Euribor no primeiro trimestre deste ano, o que se tem vindo a confirmar, embora no prazo a três meses esteja ainda longe da taxa de referência do BCE, que se mantém no nível mais baixo de sempre, de 1%, há nove meses meses consecutivos.

As Euribor acompanham habitualmente a principal taxa do BCE e influenciam directamente a prestação da casa das famílias e o custo dos empréstimos dos bancos às empresas.

Fonte: Sapo.pt

Alemanha e França fecharam 2009 com a pior recessão desde a Segunda Guerra

PIBs dos dois países tiveram queda de 5,0% e 2,2%. No último trimestre, PIB alemão teve crescimento nulo. Alemanha e França viram suas economias registrarem, em 2009, a maior contração desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Na França, o Produto Interno Bruto (PIB) teve queda de 2,2%, o maior retrocesso para um ano desde 1945. Em 2008, a economia do país crescera 0,3%. Apesar da queda anual, a economia da França teve expansão de 0,6% no quarto trimestre na comparação com o anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos (INSEE). Foi o terceiro trimestre consecutivo de alta no PIB do país. Na Alemanha, a maior economia europeia, a contração anual da economia foi mais acentuada, de 5% em relação a 2008, ainda que a recuperação tenha começado ainda no segundo trimestre do ano passado. Segundo o departamento de estatísticas Destatis, o PIB alemão teve crescimento nulo de outubro a dezembro do ano passado, interrompendo dois trimestres de alta (0,4% no segundo e 0,7% no terceiro). O Destatis já avaliava em janeiro que a economia havia se estancado no último trimestre do ano passado, devido principalmente a um retrocesso dos investimentos do consumo privado. As exportações, no entanto, continuaram progredindo. Segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) comunicadas esta semana, o PIB alemão crescerá este ano 1,5%. A previsão do governo é levemente inferior (+1,4%). Fonte: G1

12 February

Análise Fundamentalista do Mercado Financeiro

Ontem as bolsas europeias fecharam em alta diante de expectativas de uma ajuda à Grécia em cumprir suas obrigações. Além de rumores que uma possível ajuda poderia vir da Alemanha, como veiculou o canal Bloomberg, houveram comentários de que a França poderia empenhar-se em fornecer um suporte à Grécia.

Porém, resta ainda incertezas pois o que o mercado tem até agora são apenas rumores. Ontem os servidores públicos da Grécia entraram em greve devido ao plano do governo de cortar em 20% os salários e 10% os investimentos como medida para conter os gastos públicos. Esses cortes já fazem parte do planejamento do governo grego para diminuir sua dívida pública.

O índice Dow Jones da bolsa de Nova Iorque fechou em queda de 20.26 pontos (-0.20%) devido à expectativa de aumento de juros após divulgação de um depoimento do presidente do Fed, Ben Bernanke. Hoje a bolsa de Tóquio está fechada devido ao feriado local.

Para hoje os operadores financeiros aguardam o anúncio dos pedidos de seguro-desemprego semanal dos Estados Unidos, dentre outros. E também acontece em Bruxelas a reunião da União Europeia. As fontes são divergentes em relação a um pacote de auxílio à Grécia. Alguns dizem que não está em pauta a discussão de um pacote aos gregos, enquanto outros dizem que há uma proposta sendo estudada.

Fonte: IBTimes