sábado, 2 de janeiro de 2010

Economistas esperam subida das taxas Euribor no segundo semestre

Lisboa, 02 Jan (Lusa) - O aumento progressivo das taxas Euribor é inevitável para os economistas contactados pela agência Lusa, mas a subida deverá ser ligeira e só deverá ter início em meados de 2010, devido à fragilidade da conjuntura económica.

"É natural que haja alguma subida nas taxas Euribor, mas um ponto positivo para as famílias e as empresas é que não devemos esperar uma subida significativa", antecipou à Lusa Carlos Andrade, economista-chefe do Banco Espírito Santo (BES).

As autoridades monetárias na Europa e nos Estados Unidos da América não têm grande espaço de manobra para subirem o preço do dinheiro, devido ao cenário de incertezas sobre a evolução da economia, disse Carlos Andrade, que por isso perspectivou que o Banco Central Europeu (BCE) e a Reserva Federal (Fed) sejam "muito pacientes".

Fonte: Economia

Índice de Indicadores Antecedentes da zona do euro sobe 0,7%

 

SÃO PAULO - O Índice de Indicadores Antecedentes (Leading Economic Index)

da zona do euro, medido pelo Conference Board, registrou alta de 0,7% em

novembro, ficando em 101,7 pontos, após ter tido aumento de 0,6% em outubro

e de 0,9% em setembro.

Cinco dos oito componentes levados em consideração no estudo contribuíram

para o resultado positivo de novembro - taxa de spread, índice de sentimento

econômico, estoque de dinheiro real, Markit Purchasing Managers Index

(referente à indústria) e novos pedidos de bens de capital.

Já os itens que ficaram no negativo foram, do maior para o menor: Markit

business expectations index (referente ao setor serviços),Dow Jones Euro

Stoxx Index e licenças para construções.

No acumulado até novembro, o Leading Economic Index para a zona do euro

já teve expansão de 10,8%, depois de cair mais de 15% entre junho de 2007

e dezembro de 2008.

Por outro lado, em novembro, o Indicador Coincidente

(Coincident Economic Index - CEI) para a zona do euro, outro indicador,

que mede o nível atual de atividade econômica, caiu 0,1%, para 101,4 pontos,

segundo estimativa preliminar, depois de sofrer queda de 0,2% em outubro e

também em setembro. O índice tem caído substancialmente nos últimos seis meses.

Fonte: O Globo

2 January

China defende diversificação de moedas de reserva

O dólar norte-americano continuará a ser uma moeda de reserva fundamental no curto prazo e o principal ativo nas reservas externas da China, mas a diversificação das reservas do país ajudará "apropriadamente" a dissolver o risco. A afirmação foi feita hoje pelo órgão regulador chinês do câmbio, reiterando a posição de Pequim sobre o assunto no fechamento do ano.

O presidente do Banco do Povo da China (banco central do país), Zhou Xiaochuan, também repetiu, numa saudação de Ano Novo postada no site da instituição, que o banco aplicará uma política monetária moderadamente frouxa, permanecendo na meta, mas flexível dependendo das novas situações que surgirem. "2010 é um ano crítico para a consolidação da retomada estável da economia e para a superação da crise financeira internacional", afirmou Xiaochuan.

A Administração Estatal do Câmbio (Safe, na sigla em inglês) afirmou, num sumário do sistema de administração cambial do país, que a China continuará a expandir os canais e formas de uso das suas reservas cambiais, acrescentando que as reservas serão usadas para promover uma macroeconomia estável e o interesse nacional.

As reservas cambiais da China são compostas pelo dólar norte-americano e por euro, iene e outras moedas, de acordo com o panorama apresentado no site da Safe. Embora o órgão não tenha apresentado mais detalhes, é raro que as autoridades chineses sejam tão explícitas sobre a composição das reservas do país - as maiores do mundo, com US$ 2,3 trilhões. Muitos analistas afirmam que as três principais moedas têm um grande peso nas reservas da China.

A Safe disse que, embora o dólar permaneça como o ativo principal, um movimento apropriado em direção a uma estrutura mais diversificada e estável de reservas externas pode atender melhor as demandas de pagamentos externos e alocação de ativos, bem como a dissolver o risco. O órgão reiterou que tornar o yuan plenamente conversível sob a conta de capital é um objetivo de longo prazo e que a China implementará uma reforma cambial num ritmo calculado, ao mesmo tempo mantendo o yuan num nível razoável e basicamente estável. As informações são da Dow Jones.

Fonte:Jornal dia a dia