quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Análise técnica: Métodos de Prognóstico

Os métodos de prognóstico nos limites da análise técnica podem condicionalmente ser divididos em dois grupos:
Métodos gráficos de AT
Se chama método gráfico de análise do mercado àquele método através do qual qualquer conclusão é feita com base na análise de simples elementos gráficos – linhas, níveis, figuras e, naturalmente, dos próprios gráficos dos preços.
Aos meios do método gráfico de análise se remetem:
• A linha da tendência, que mostra a orientação e a velocidade da alteração do preço (determinada pelo ângulo da inclinação).
• Linhas de suporte e de resistência, que refletem respectivamente as fronteiras inferior e superior do canal; níveis de suporte e de resistência.

• Padrões (figuras) de quebra da tendência – elementos-padrão da AT que permitem antever a alteração da direção do movimento do preço.
• Padrões (figuras) de continuação da tendência.
• Elementos-padrão da AT que apontam para uma provável continuação da tendência anterior
• Configurações de velas nos gráficos dos castiçais japoneses
• Teoria das ondas de Elliot como reflexo da abordagem cíclica ao prognóstico da dinâmica do preço.
Métodos matemáticos da AT
O segundo grupo dos métodos da AT são os métodos matemáticos. Por método matemático entendemos aquele método cujas conclusões são feitas com base na análise do comportamento dos indicadores numéricos artificialmente criados – dos indicadores técnicos.
Os indicadores técnicos, criados com a ajuda do computador e fundamentados na estatística e na matemática, possuem o aspeto de gráficos simples e bem explícitos. Para cálculo dos valores dos indicadores técnicos são utilizados normalmente dados sobre os preços atuais e antigos do mercado. A dinâmica da alteração dos indicadores técnicos está estreitamente relacionada com a dinâmica da alteração do preço.

0 comentários:

Postar um comentário